Centro Histórico do Porto celebrado em festa pelas ruas e memórias da cidade

Hoje, 28 de março, é Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH), mas a festa no Porto fez-se por antecipação. No último sábado, foram 10 horas de atividades, para celebrar um Centro Histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO, desde 1996.

O programa incluiu visitas guiadas, exposições, oficinas e espetáculos de música e dança. Até às 19 horas, museus, monumentos, igrejas e outras instituições também estiveram de portas abertas ao público, em iniciativas promovidas por mais de 20 entidades, segundo o portal Porto.pt.
O Museu da Cidade apresentou um conjunto de visitas guiadas no exterior, todas elas gratuitas. Os participantes puderam conhecer a história de algumas ruas e os seus edifícios, as ligações ao rio, à região do Douro e ao vinho. A arte da zona ribeirinha foi alvo de um percurso pedestre, assim como o Porto medieval, entre a cota alta da Batalha e o rio Douro.
O público mais novo é sempre alvo de uma atenção especial, com mais de 60 atividades pensadas para as famílias. Oficinas, visitas guiadas e até um pedipaper para descobrir e explorar os enigmas da memória do Hospital de Santo António e do Hospital Joaquim Urbano.
Música e dança são condimentos essenciais em qualquer festa e não foram exceção. O Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, acolheu vários espetáculos de dança, a cargo de seis escolas de dança da cidade. Já no Centro Português de Fotografia, o espetáculo "Piano delle Arti" juntou em palco alunos portugueses e italianos, numa apresentação onde a música e a dança estiveram de mãos dadas.
No Terreiro da Sé, a Banda Sinfónica Portuguesa apresentou um concerto especialmente pensado para o Dia Nacional dos Centros Históricos.
Em data de celebração, também foi possível olhar para o futuro com novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico, desenvolvido pelo Município do Porto, através da empresa municipal Porto Vivo, SRU, e que foi um dos destaques na programação do dia. A Porto Vivo procurou mostrar aos visitantes não só as linhas estratégicas de ação do novo plano, como também uma breve exposição, com imagens e documentos, que retrataram a evolução do Centro Histórico do Porto, uma mostra que esteve patente no Palácio das Artes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023