7 Jun 2022, 0:00
66
Precisamente a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara do Porto foi distinguida com o galardão de arquitetura sustentável dos “Prémios Verdes”, promovidos pela revista Visão e pelo grupo Águas de Portugal. A iniciativa distinguiu o Edifício de São Dinis na categoria de arquitetura sustentável, noticiou o Porto.pt na segunda-feira.
Os “Prémios Verdes” receberam um total de cerca de 150 candidaturas nesta edição de estreia, organizada em dez categorias para distinguir os melhores projetos na área do ambiente.
O Edifício de São Dinis, junto da Rua de Serpa Pinto, data do século XIX e teve várias vidas, tendo já funcionado como matadouro e, mais tarde, como canil e serviços municipais. Em julho de 2021, depois da reabilitação concluída, passou a acolher duas empresas municipais: a GO Porto – Gestão e Obras do Porto - e a Porto Ambiente. Este será também o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação LEED (certificação ambiental para edifícios).
A aposta na sustentabilidade foi seguida ao longo de todo o projeto e empreitada, tendo sido criadas as melhores condições para oferecer as respostas mais eficientes no uso quotidiano a que estava destinado. A título de exemplo, entre os aspetos destacados na candidatura, inclui-se: a existência de coberturas verdes regadas a partir de uma rede de água reaproveitada; uma poupança de energia de cerca de 40%, quando comparado com um edifício com dimensão e necessidades similares; o facto de os resíduos da obra terem sido aproveitados em cerca de 93%; a existência de sistemas de irrigação capazes de poupar 60% nos consumos de água.
A reabilitação representou um investimento de 4,5 milhões de euros e teve a duração de aproximadamente dois anos, respeitando a identidade do património edificado em causa e convertendo-o num equipamento de futuro.