4 Oct 2022, 0:00
111
O objetivo é garantir, no futuro, um "crescimento sustentável do alojamento local" assim como assegurar "a excelência de toda a atividade turística". O município está preocupado com a "tendência de crescimento da atividade turística" na cidade e com a sua repercussão em atividades como a restauração, o comércio, os serviços, cultura e eventos.
Neste momento,são 9.200 os estabelecimentos de alojamento local registados no Porto, de acordo com o Registo Nacional do Turismo de Portugal. Destes, 6.928 estão localizados na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória (o chamado centro histórico), enquanto a freguesia do Bonfim tem 1.132. Em conjunto estas duas zonas representam 86,99% da oferta.
O Município do Porto vai levar à Assembleia Municipal uma proposta para suspender a autorização de novos registos de estabelecimentos locais no Centro Histórico e no Bonfim. A ser aprovada, a medida terá efeitos imediatos e será para vigorar durante seis meses.
Fonte do gabinete da Presidência da Câmara da Porto justificou que esta medida se insere num plano mais vasto, que "abrange áreas como a sustentabilidade, o plano estratégico para o setor do turismo e a segurança”.
O município está preocupado com a "tendência de crescimento da atividade turística" na cidade e com a sua repercussão em atividades como a restauração, o comércio, os serviços, cultura e eventos.