Câmara do Porto debate novo Plano de Gestão do Centro Histórico

Na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira, 28 de março, a Câmara do Porto vai debater a proposta do novo Plano de Gestão e Sustentabilidade para o Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

O documento, assinado pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, pretende “harmonizar a proteção do património com a vivência diária da cidade” e, simultaneamente, promover a “revitalização social, económica e patrimonial do sítio classificado”.
“Traça uma visão para o futuro de um Centro Histórico respeitador do Valor Universal Excecional e sustentável, atrativo para residentes, investidores e visitantes, integrador de comunidades diversificadas, ativas e intergeracionais, com forte reconhecimento nacional e internacional”, destacou, citado pelo Porto.
A missão do plano, prosseguiu, é garantir a “salvaguarda e a valorização do bem incluído na lista da UNESCO” durante a próxima década, seguindo, para tal, “os princípios de gestão, de planeamento e de boas práticas, explícitos nas cartas e convenções internacionais, bem como no cumprimento da legislação do estado-membro da Convenção do Património Mundial sobre o património”.
O novo Plano de Gestão e Sustentabilidade para o Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar, que poderá ser aprovado na reunião do executivo municipal da próxima semana, foi desenvolvido em conjunto com a empresa municipal Porto Vivo e apoiado por uma equipa de especialistas e docentes das Faculdades de Engenharia, de Arquitetura, de Economia e de Letras da Universidade do Porto.
Importante referir que o plano em causa vai ser debatido precisamente no dia em que celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos. De forma a assinalar a data, a Câmara Municipal do Porto preparou um programa de atividades gratuitos que acontece este sábado, dia 26 de março.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024