24 Mar 2023, 0:00
75
O Bispo do Porto entregou, no passado dia 10 de março, à Procuradoria Geral da República a lista dos padres suspeitos de cometerem abusos sexuais, tal como a recebeu da Comissão Independente.
Segundo um comunicado enviado às redações, a Diocese do Porto explicou que “sendo as vítimas e o seu sofrimento a prioridade da Igreja e desta Diocese do Porto, fiel ao princípio da tolerância zero perante os abusos sexuais de menores, no passado dia 10 de março, o Bispo do Porto entregou à Procuradoria Geral da República a lista dos eventuais abusadores, tal como a recebeu da Comissão Independente. Ao mesmo tempo, recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes lá constantes. Reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um “inquérito preliminar”".
A Diocese do Porto acrescentou ainda que Manuel Linda entregou “pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé (entidade da Igreja Católica juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores) toda a documentação”.
Recorde-se que a lista de alegados abusadores continha 12 nomes, quatro dos quais já faleceram, um já não pertence à diocese e os restantes estão a ser investigados.