Atletas de karaté apoiados pelo Município do Porto arrecadam medalha de ouro no México

Os atletas João Vieira, em kata júnior, e Rita Marques, em kata cadete, alcançaram o lugar mais alto do pódio, em Mérida, no México. Os dois atletas são apoiados pelo programa municipal de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo e são já duas das maiores jovens promessas do karaté nacional.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, o karaté nacional brilhou mais alto no México, com dois atletas do Centro de Karate Goju-Ryo do Porto a conquistarem o pódio kata júnior e cadete, no âmbito do Karate 1 Youth League. A competição contou com 870 karatecas de 41 países.

Portugal destacou-se em todas as frentes numa competição que conta para o ranking mundial. João Vieira, com apenas 16 anos, arrecadou a medalha de ouro depois de afastar atletas dos Estados Unidos da América, Colômbia, Venezuela, Chile, Áustria e Canadá. Na final, frente ao italiano Matacchioni Luigi, Vieira foi implacável vencendo sem margem para dúvidas. O jovem ocupa atualmente o segundo lugar do ranking mundial.

O atleta do Porto tem conquistado resultados inéditos na vertente de kata. Já conta com quatro medalhas no circuito mundial de karaté e conseguiu o ouro no europeu absoluto da modalidade. São mais de 150 medalhas a figurarem no seu já longo e promissor percurso desportivo, que começou desde tenra idade, aos três anos.

uem também conseguiu destacar-se na prova do circuito mundial de karaté da WKF foi Rita Marques, vencendo a final frente a uma karateca italiana. A jovem do Porto pode ficar para a história do karaté nacional se conseguir posicionar-se como a primeira atleta portuguesa a ocupar o primeiro lugar do ranking mundial na categoria de cadete feminino na WKF (falta ainda realizar uma prova em 2023).

Só este ano, das quatro Youth League já realizadas, Rita Marques conquistou três medalhas na disciplina de kata, duas de ouro e uma de bronze. Também é detentora do título de Campeã da Europa de Kata Equipa, juntamente com as suas colegas de Seleção, Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira.

João Vieira e Rita Marques integram o elenco dos 29 atletas abrangidos pelo Programa Municipal de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, lançado pela Câmara do Porto, com o intuito de apoiar desportistas nas mais variadas modalidades, como a vela, o padel, o karaté, a natação, o boccia, o taekwondo, o atletismo, a ginástica, o skate, o ténis, o surf e a ginástica rítmica. 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024