Atletas de alta competição com apoio de 200 mil euros

Mais atletas (quase o dobro relativamente a 2023), maior investimento municipal (quase duplicou, passando de 107 mil euros, em 2023, para mais de 200 mil este ano), novas modalidades. Esta quinta-feira foi apresentado, nos Paços do Concelho, a segunda edição do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo.

Este ano, o programa apoia 56 desportistas de diferentes modalidades, sendo que 32 deles recebem o incentivo pela primeira vez, numa aposta clara no talento desportivo e em atletas que levam a cidade (e o país) além-fronteiras. A iniciativa regista, assim, um aumento relativamente a 2023, em que foram apoiados 29 atletas. Nesta segunda edição há também a destacar o apoio financeiro a novas modalidades, como a motonáutica, jiu-jitsu, golfe, teqball, boxe e xadrez.

"Mais do que patrocinar, nós estamos a investir em vocês. Estamos a investir no vosso potencial e no vosso futuro, seguros de que irão dignificar a cidade do Porto com um desempenho desportivo de excelência", afirmou, durante a cerimónia de apresentação do programa municipal, o presidente da Câmara.

Rui Moreira, que esteve acompanhado da vereadora do Desporto, Catarina Araújo, deixou uma garantia: "o Município do Porto continuará a acompanhar e a encorajar os atletas da cidade em todas as etapas da sua carreira. Com o nosso apoio, vão certamente chegar mais longe no desporto e na vida".

Nesta parceria autarquia/atletas, todos saem a ganhar. De acordo com o autarca portuense, os atletas, "ao receberem um apoio financeiro que pode ser diferenciador para as suas carreiras", e o Município, "na medida em que vocês são uns extraordinários embaixadores da cidade. São uns extraordinários exemplos de compromisso com o desporto. São uns extraordinários agentes de mobilização para a prática desportiva".

"Quando olho para vocês, o que vejo é muito querer e muitos sonhos. E nós estamos aqui para vos ajudar a materializar esse querer e esses sonhos, porque acreditamos que vão projetar o nome da nossa cidade com uma atitude competitiva forte e vencedora", acrescentou.

O Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, operacionalizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, visa o apoio a atletas de alta competição de diferentes modalidades, inclusive atletas de desporto feminino e adaptado, promovendo as condições ideais para a afirmação nacional e internacional, por exemplo na participação em competições nacionais e internacionais e representação, em nome de Portugal, nos Jogos Olímpicos.

"É muito importante que este verão, ou daqui a quatro anos, mais atletas da nossa cidade participem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Seria, de facto, prestigiante para o Porto e faria jus à nobre história do desporto nesta cidade", sublinhou Rui Moreira, concluindo "Ser atleta de alta competição também significa representar o Porto e Portugal no mundo. E isso, por si só, já seria suficiente para vos dizer, aqui e agora, muito obrigado!".

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024