14 Mar 2022, 0:00
112
A primeira edição do livro “Os Lusíadas” estará em exibição no Ateneu Comercial do Porto durante o mês de março.
O arranque destas visitas vai permitir ver uma primeira edição, de que o Ateneu portuense é proprietário, de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, numa altura em que se assinalam os 450 anos da publicação da obra. Impressa pela primeira vez em 1572, em Lisboa, subsistirão no mundo apenas 34 exemplares desta primeira edição, que estarão distribuídos por três continentes. O Ateneu comprou esta obra em 1904 – à data, custou “170 mil réis” (170 escudos).
A primeira edição de “Os Lusíadas” foi impressa em 1572, em Lisboa, subsistirão apenas no mundo, ao que se sabe, apenas 34 exemplares, que estarão distribuídos por três continentes.
Esta é apenas uma das muitas raridades que fazem parte do espólio do Ateneu Comercial do Porto, que possui também uma edição em hebraico da Bíblia Sagrada, datada do século XVI (em restauro), e uma cópia manuscrita da Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes.
Na biblioteca deste edifício emblemático da cidade do porto, estão cerca de 60.000 títulos e 80.000 volumes, onde se pode encontrar vários manuscritos de figuras e autores da literatura nacional, como Jorge de Sena, Ferreira de Castro e Miguel Torga, entre outros.
Todo este tesouro cultural estará na rota das visitas guiadas, que podem ser reservadas no site do Ateneu.