31 Aug 2023, 0:00
109
Atualmente usado como parque de estacionamento, um dos objetivos da empreitada consiste em alterar o tipo de uso dado ao espaço, aliviando e minimizando, deste modo, a pressão de viaturas ali estacionadas. A circulação passa a ser assegurada apenas a veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU), cargas e descargas e viaturas de emergência, conforme intenção do Pelouro do Ambiente e Transição Climática da Câmara do Porto.
O projeto visa, também, a reabilitação dos equipamentos existentes, nomeadamente fontes, chafariz e canteiros, a recuperação e reabilitação de muros, gradeamentos e elementos pré-existentes, bem como a beneficiação da rede de recolha de águas pluviais, a colocação de bancos e a criação de canteiro vertical com função de delimitação e ocultação do local de recolha de RSU.
O Museu Romântico abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos. Depois da intervenção arquitetónica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importantes peças da coleção, reabriu portas em 2017. Integra, atualmente, a rede do Museu do Porto. Inaugurada em 2022, a exposição “Metamorfoses” convoca um amplo número de peças, algumas anteriormente mostradas no antigo Museu Romântico e noutros espaços do Museu do Porto, outras nunca antes expostas, evidenciando a qualidade e diversidade das coleções municipais.
A obra, cuja gestão está a cargo do GO Porto, representa um investimento municipal de mais de 145 mil euros, com um prazo de execução previsto de 120 dias.