Área Metropolitana do Porto elabora plano para poupar água

A Área Metropolitana do Porto pretende avançar com um conjunto de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar as populações e implementar sistemas de rega mais eficientes para poupar água a nível metropolitano. Esta proposta foi já apresentada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a assinatura do protocolo deverá concretizar-se ainda este mês.
O plano foi apresentado esta sexta-feira, dia 8, aos Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP). Citado pelo JN, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que além de ações de sensibilização junto das populações e escolas, que deverão decorrer até outubro, o protocolo prevê também “a implementação de um projeto-piloto «de rega sustentável e automática de medidor de humidade» e a criação de «um manual de boas práticas em jardins públicos»”.
No que toca às regas dos jardins, o protocolo propõe que, “ao invés de o sistema funcionar apenas com um relógio inteligente”, este seja “ativado por um sensor de humidade, que só liga o sistema quando a terra está seca”.
Neste sentido, a AMP candidatou-se a uma verba total de 560 mil euros “a que se juntam cinco mil euros”, de cada um dos 17 municípios da região, uma vez que o projeto não é financiado a 100 %. Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, espera-se que ainda este mês o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, participe na cerimónia de assinatura do protocolo, noticia o Viva Porto. 
O manual de boas práticas deverá ser elaborado em conjunto com as instituições de ensino da região, tendo sido apontadas as Faculdades de Arquitetura da Universidade do Porto e também de Engenharia “como possíveis parceiros para a criação deste documento”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Atletas de alta competição com apoio de 200 mil euros
12/04/2024
Prova de cicloturismo Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada este domingo
12/04/2024
Pai e filha detidos no Porto por criminalidade organizada
12/04/2024
Torneio Patricius 2024 regressa ao Parque da Cidade
12/04/2024
Obras da estação do metrobus do Pinheiro Manso terminam no verão
12/04/2024
PSP constitui cinco arguidos em operação de combate à segurança privada ilegal
12/04/2024
Esta é a nova geração da Arquitetura portuense
12/04/2024
Município investe em projetos de inclusão social e combate à pobreza
12/04/2024
Atletas de alta competição com apoio de 200 mil euros
12/04/2024
Prova de cicloturismo Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada este domingo
12/04/2024