Arco da nova ponte Metro do Porto vai erguer-se através de apoios provisórios no rio Douro

A construção da nova ponte do Metro do Porto sobre o rio Douro promete dar que falar ao longo dos próximos três anos. Tal como noticia o ‘Jornal de Notícias’ este domingo, a previsão do presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, indica que os trabalhos arranquem entre final de outubro e início de novembro deste ano e espera que estejam concluídos no primeiro semestre de 2026.

Segundo conta o ‘Jornal de Notícias’ a infraestrutura será branca e servirá a futura Linha Rubi do metro entre a Casa da Música e Santo Ovídio. Relativamente à empreitada, Filipe Vasques, engenheiro do Laboratório Edgar Cardoso, que assina esta obra, refere que o “processo não é particularmente fácil”.

Primeiramente serão construídas as fundações e instalados dos apoios provisórios para formar o arco da ponte. Consecutivamente, o arco e “os pés inclinados” da ponte “vão nascendo e projetando-se em direção ao tal pilar provisório” instalado no rio, explicou Filipe Vasques ao ‘Jornal de Notícias’.

Ao longo de todo o processo, o trânsito na Rua do Ouro, um dos pilares principais, “deverá circular normalmente”. A Rua do Ouro, no Porto, e atrás do Cais do Lugan, em Vila Nova de Gaia, serão os pilares principais para a altura em que o tabuleiro começar a ganhar forma.

“Quando a estrutura chega ao pilar provisório, o arco continua a progredir e depois há uma estrutura metálica que une provisoriamente o tabuleiro e o arco”, explicou Filipe Vasques ao ‘Jornal de Notícias’.

“Já acima dos pilares provisórios, são colocadas umas peças metálicas bastante altas de onde vão sendo lançados cabos de aços que permitem suspender os segmentos, quer do arco, quer do tabuleiro, à medida que estes vão avançando para o centro do rio. O arco fecha e depois o tabuleiro é construído para trás, tanto para o Porto como para Gaia”, finalizou Filipe Vasques.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024