17 Feb 2022, 0:00
76
A procura de inovações digitais com impacto social, os World Summit Awards 2021 encontraram na “ZoomGuide” uma das melhores propostas na área de “Cultura & Turismo”. A app desenvolvida por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi reconhecida pela iniciativa com a chancela das Nações Unidas.
Os World Summit Awards 2021 procuraram inovações digitais com um impacto social e encontraram a “ZoomGuide”, uma aplicação móvel desenvolvida por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que funciona como uma espécie de guia turístico que recorre a inteligência artificial.
A chancela das Nações Unidas foi assim atribuída à app que se categorizou como uma das melhores propostas na área da “Cultura & Turismo”.
Os criadores da aplicação foram Pedro Carvalho e Afonso Cunha, do Mestrado em Engenharia e Software da FEUP, e segundo Afonso, “a plataforma digital permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar”.
Segundo o “Notícias UP”, a “ZoomGuide” pretende “tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, dando a possibilidade aos utilizadores de aceder a conteúdos multimédia disponíveis em várias línguas” e “às cidades e locais a oportunidade de interligarem ofertas e de promoverem a cultura e o turismo”.
Fundada em 2003, a World Summit Awards é uma iniciativa organizada pelas Nações Unidas que premeia ideias “com um claro foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.
Este ano, estiveram presentes 180 países na fase internacional do concurso, uma parte da série de iniciativas que envolvem atividades com startups, empreendedores sociais, mentores, palestrantes, especialistas, líderes governamentais, academia e sociedade civil na promoção da inovação social local.
Ao todo, foram premiadas 40 soluções, de entre as mais de 290 nomeações, em áreas como Governação e Envolvimento Civil, Saúde e Bem-estar, Aprendizagem e Educação, Ambiente e Energia Verde, ou Inclusão e Empoderamento. De acordo com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), entidade que liderou o júri nacional, citada em comunicado pelo Dinheiro Vivo, os projetos foram escolhidos por usarem de forma criativa a tecnologia, com soluções inteligentes "que não deixam ninguém para trás, reforçando a conectividade e a sustentabilidade".
Esta é a segunda vez que a “ZoomGuide” é distinguida depois de, em 2020, ter sido considerada pela Tourism Explorers como a melhor startup de turismo a nível nacional. Para o futuro, revela Afonso Cunha, “queremos expandir a rede de espaços culturais e cidades, continuar a desenvolver a tecnologia e dar os primeiros passos no estrangeiro”.