Em
O Primeiro de Janeiro

19 May 2022, 0:00

48

Após anúncio de Marcelo, Costa confirma que vai à Ucrânia "no dia em que lá chegar"

A visita já tinha sido anunciada por Marcelo, que não adiantou a data exata da mesma. Costa também não foi mais longe e, questionado sobre se ficou surpreendido com as declarações do Presidente da República, respondeu: "Se anunciou, está anunciado."
O primeiro-ministro, António Costa, confirmou, na quarta-feira, que vai aproveitar a "proximidade" da visita à Roménia e Polónia para visitar a Ucrânia, dando assim seguimento ao convite do homólogo ucraniano.
Já na Roménia, e depois de o Presidente da República ter anunciado a visita do primeiro-ministro - cuja data não tinha sido revelada - António Costa não confirmou o dia em que chegará ao país, limitando-se a responder que a é "no dia em que lá chegar".
Sobre se ficou surpreendido por ter sido a Presidência a anunciar a visita, Costa assinalou que "não há segredos entre o Governo e o Presidente da República", dado que o executivo deve manter Belém informado.
"Se o senhor Presidente da República anunciou, está anunciado, fez seguramente bem. É por isso que é Presidente da República, determina o timing da sua própria palavra, não é o Governo que condiciona a palavra do Presidente da República", justificou, acrescentando que o executivo deve também "saber ouvir e dialogar" com Marcelo. "Não condicionamos o timing em que entende usar da palavra", reforçou.
A data da visita estava em segredo por razões de segurança desde que António Costa revelou publicamente que aceitou o convite para visitar a Ucrânia, mas ao início da tarde de quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa quebrou o segredo ao afirmar que o primeiro-ministro vai a Kiev nos próximos dias. O Presidente da República considera que é uma "coincidência feliz" que, enquanto estiver em Timor-Leste para celebrar "20 anos de paz", o primeiro-ministro, António Costa, vai estar na Ucrânia, "em plena guerra, sempre com uma visão de paz".

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022
Portugal mantém os preços dos hotéis baixos
29/06/2022
Festival Jazz 2022 regressa em Julho com Ashley Henry, Alfa Mist, Jéssica Pina e GNR
29/06/2022
“Curtas de Vila do Conde” regressa com filmes em 30 locais
29/06/2022
Função pública. Governo e sindicatos voltam a discutir hoje valorizações salariais
29/06/2022
Linha do Norte. Protocolo de "alto nível" sobre passagens superiores previsto ficar concluído até ao final de julho
29/06/2022
Depois da insolvência como estará agora recuperar a empresa têxtil Coelima?
29/06/2022
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022