António de Sousa Pereira reeleito reitor da Universidade do Porto

António de Sousa Pereira foi hoje reeleito reitor da Universidade do Porto (U. Porto) para um segundo mandato de quatro anos, tendo recolhido 13 dos 23 votos dos membros do Conselho Geral da U. Porto.

Em comunicado, a U. Porto revela hoje que António de Sousa Pereira foi reeleito com 13 votos dos 23 membros do Conselho Geral.
Além de António de Sousa Pereira, à eleição para reitor da Universidade do Porto candidataram-se também o diretor da Faculdade Medicina da U.Porto, Altamiro da Costa Pereira, o diretor da Faculdade de Engenharia da U. Porto, João Falcão e Cunha, e o reitor BlueCrest University College (no Gana), Anand Agrawal.
Na eleição, Altamiro da Costa Pereira contou com cinco votos, José Falcão e Cunha três votos e existiram ainda dois em branco.​​​​​​
António de Sousa Pereira nasceu a 17 de outubro de 1961 na freguesia de Ramalde, no Porto. Licenciado, mestre e doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), foi diretor desta instituição durante 14 anos (2004 a 2018).
Em 2018 foi eleito para o primeiro mandato como reitor da Universidade do Porto e em 2020 eleito pelos seus pares para presidir ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
O resultado da votação terá ainda de ser homologado pelo Conselho de Curadores da Fundação da Universidade do Porto, sendo que, só após esse procedimento legal, será agendada a data da cerimónia de tomada de posse do novo reitor.
Numa nota publicada no 'site' da Universidade do Porto, o Conselho Geral denota a sua satisfação pela forma elevada como decorreu o processo para eleição do Reitor da Universidade do Porto”, agradecendo a todos os candidatos “a disponibilidade demonstrada para o exercício do cargo”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023