António Costa almoça com Macron e abre exposições portuguesas em Paris

O primeiro-ministro está, esta terça-feira  em Paris para almoçar com Emmanuel Macron, de forma a aprofundar ainda mais a relação "privilegiada" entre França e Portugal, e vai inaugurar três exposições sobre arte portuguesa nos principais museus franceses, incluindo o Louvre.

O almoço com Emmanuel Macron marca o primeiro encontro bilateral entre os dois líderes após a posse do governo português e a reeleição do presidente francês em abril, e acontece no meio da temporada de cruzadas entre os dois países.
O primeiro-ministro vai almoçar no Palácio do Eliseu, encontro este que “permite aos dois dirigentes trocar impressões para aprofundar a relação privilegiada entre os dois países” indicou a presidência francesa.
Também será discutida a Ucrânia, a importância de ajudar este país a ser “a uma só voz”, bem como as sanções aplicadas contra a Rússia.
A independência europeia, nomeadamente nos domínios da defesa, energia, alimentação e ambiente, será também tema de discussão entre António Costa e Emmanuel Macron.
Internacionalmente, a situação no Sahel e em Moçambique também será discutida, com os dois líderes falando aos meios de comunicação antes do encontro.
Da parte da manhã, o Primeiro-Ministro visitou a exposição “A Idade de Ouro do Renascimento Português”, que apresenta pela primeira vez no Louvre cerca de quinze obras dos chamados Primitivos Portugueses.
António Costa será recebido pelo novo ministro francês da Cultura, Rima Abdul Malak, acompanhado nesta visita pelo ministro português da Cultura, Pedro Adão e Silva, e pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
Após o almoço no Eliseu, o Primeiro-Ministro português inaugura a exposição “O resto é Sombra”, dos artistas Pedro Costa, Rui Chafes, Paulo Nozolino, apresentada no Centro Pompidou.
O ministro francês dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, fará parte desta visita do chefe de governo português.
Para concluir esta viagem dedicada à cultura em Paris, António Costa vai também inaugurar a exposição "Só Gulbenkian, na intimidade de um coleccionador", exposição em que várias peças da coleção Calouste Gulbenkian estarão expostas no Hotel da Marinha, um museu recém-reformado com a coleção Al Thani.
A temporada Portugal-França é uma iniciativa de diplomacia bilateral que visa aprofundar as relações culturais entre os dois países.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023
Sérgio Conceição: "Temos uma fome incrível de conquistar este título"
27/01/2023
Proposta de criminalização do consumo de droga “não é feliz”, defende membro do grupo municipal de Rui Moreira
27/01/2023
Defesa de Vale e Azevedo recorre para o Tribunal Constitucional contra contumácia
27/01/2023
Jovem de 19 anos morre em despiste de mota em Lordelo do Ouro
27/01/2023
Labirinto
27/01/2023
Clube dos Pensadores assinala 10 anos da presença de Miguel Relvas
27/01/2023
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023