Aeroporto do Porto vai ser palco de manifestação de professores no dia 22 de abril

Um grupo de professores está a organizar manifestações nos aeroportos portugueses, no dia 22 de abril, para “mostrar aos turistas que, apesar de o país ser maravilhoso, não tem uma escola pública valorizada”.

A iniciativa é do movimento “Missão Escola Pública”, o mesmo que, há cerca de um mês, organizou o protesto que concentrou várias centenas de professores junto à ponte 25 de abril, em Almada.

Desta vez, os palcos da contestação serão os vários aeroportos nacionais, com maior incidência nos aeroportos Francisco Sá Carneiro (Porto), Humberto Delgado (Lisboa) e Gago Coutinho (Faro).

O “assalto ao aeroporto”, como referem, está marcado para as 18h00 de dia 22 de abril, estando previstas concentrações na zona das chegadas dos diferentes aeroportos.

O objetivo é “mostrar aos turistas que, apesar de o país ser maravilhoso e ter tudo aquilo de que precisam, não tem uma escola pública valorizada”, explicou à Lusa Rui Foles, da “Missão Escola Pública”.

Rui Foles disse ainda que apesar de os três principais protestos estarem previstos para Lisboa, Porto e Faro, o movimento quer mobilizar docentes para os restantes aeroportos.

À semelhança da manifestação na ponte 25 de abril, há cerca de um mês, os docentes insistem na recuperação de todo o tempo de serviço congelado (seis anos, seis meses e 23 dias), a principal reivindicação que tem marcado as sucessivas greves e protestos de professores desde dezembro.

“Façam-no através de faseamentos, por redução da contagem do tempo necessário à reforma. Encontrem uma fórmula, mas devolvam-no integralmente a todos quantos o trabalharam”, referem em comunicado, criticando a proposta apresentada recentemente pelo Ministério da Educação para a correção de assimetrias decorrentes do congelamento da carreira docente.

“Não aceitaremos a correção de erros com a criação de erros maiores”, sublinha.

Por outro lado, exigem também a melhoria das condições nas escolas e das condições de trabalho para os docentes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024