6 Jun 2022, 0:00
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A Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal continuam a negociar a reabertura da Linha de Leixões no sentido de voltar a ser adaptada ao transporte de passageiros.
Os estudos realizados mais recentemente não contestam as “inegáveis vantagens” do canal ferroviário, com uma possível ligação à rede do metro na Asprela ou podendo mesmo a linha ser aproveitada como extensão da linha de Alta Velocidade, de Campanhã.
A população que reside nos centros urbanos por onde passa esta linha, atualmente utilizada apenas pelo transporte ferroviário de mercadorias, aguarda com expectativa por novidades, quer da autarquia matosinhense, quer da tutela que, questionada pelo JN, não ofereceu pormenores sobre o futuro da infraestrutura.
Refira-se que esta linha, que atravessa quatro concelhos (Matosinhos, Maia, Valongo e Porto) é, hoje em dia, apenas utilizada para o transporte de mercadorias.
A reabertura do serviço ferroviário de passageiros de Leixões já tinha sido tema que dominou atenções ao longo do mês de fevereiro.
A discussão na sequência de uma proposta apresentada pelo grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República, onde era recomendada a reabertura da linha acompanhada de um conjunto de investimentos (na construção de novas infraestrutras e na requalificação de algumas já existentes, como apeadeiros e estações, por exemplo) que visam servir as populações de Matosinhos, Maia, Gondomar, Porto e Valongo.