A Camisola Poveira vai fazer uma incursão na Semana da Moda de Londres, que arranca esta quinta-feira, ao longo de seis dias, num modelo híbrido, juntando eventos físicos e digitais, nos quais se destaca a presença da marca Marques’Almeida, dos portugueses Marta Marques e Paulo Almeida.
A Camisola Poveira vai ser promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim numa loja ‘pop-up’ da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com designers não só de moda, mas das áreas de joalharia, acessórios ou cerâmicas e decoração de interiores.
Tradicionalmente associada às tradições piscatórias da Póvoa de Varzim, a camisola feita de lã branca de fio grosso, decorada com motivos a ponto cruz, ganhou um interesse renovado este ano após uma polémica com a estilista norte-americana Tory Burch, que criou um artigo muito semelhante e o promoveu como produção própria.
O incidente ganhou dimensão mediática e, apesar de a empresária ter admitido o erro e retirado o artigo das suas plataformas de venda, está a ser promovida uma ação judicial, interposta pelo Estado Português nos tribunais dos Estados Unidos, contra a estilista, com um pedido de indemnização pelos danos causados por alegada apropriação abusiva do património local e nacional.
A tradição da manufatura portuguesa vai ser demonstrada ao vivo na “loja” da ANJE, sendo os visitantes desafiados a participar em bordados artesanais.
A “Local Goes Global Pop-Up Store” repete uma primeira experiência durante a Semana da Moda de Paris, em junho, e pretende “posicionar o mercado nacional como lider em moda sustentável”.
Marcelo Almiscarado, Pilar de Rio, Rafaeloferreira, Unflower, MariJoy, Mesh Jewellery, The Isolette, Le Trap, Venus Has a Garden, My Travelling Socks, Quintal de Flor, Killa Was Here, Miss Fischer, Mustique, Nazareth, Non Collective, HillBea, Bento, Life is a Mesh e Alma são outras das marcas e criadores presentes no espaço.
Noutro evento à margem do programa oficial, a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal organiza, no sábado, na Embaixada de Portugal no Reino Unido, na capital britânica, uma apresentação dedicada especificamente à joalharia portuguesa.

Facebook
Twitter
Instagram