A operação de vacinação em Portugal já começou. Às 10h07 deste domingo, António Sarmento (65 anos), diretor de Infecciologia do Hospital de São João, foi o primeiro português a ser vacinado. A primeira vacina foi administrada pela enfermeira Isabel Ribeiro, perante dezenas de `flashes´ e objetivas de televisão e ao som de aplausos. E com a presença da ministra Marta Temido, que acompanhou o arranque do plano de vacinação.
A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João. O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, trabalha nesta unidade de saúde há 42.
A primeira fase vai abranger 950.000 portugueses, ou seja, cerca de 10% da população portuguesa. A opção pretende-se com a necessidade de garantir que há garantidamente vacinas disponíveis para a segunda dose que tem de ser ministrada com um intervalo de pelo menos 21 dias para garantir a sua eficácia. E um dos três grupos prioritários é o dos profissionais de saúde. Os outros são os residentes em lares e os que têm mais de 50 anos e patologias previamente identificadas.
Em toda a União Europeia também começou este domingo o plano de vacinação contra a Covid-19.

Facebook
Twitter
Instagram