Hoje, segunda-feira, pelas 19 horas, a agência Ciência Viva organiza mais uma Conferência de Natal, desta vez no Teatro Nacional São João (TNSJ). A sessão conta com a participação do psiquiatra Júlio Machado Vaz e do patologista Manuel Sobrinho Simões.
Inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Intitution de Londres – criadas em 1825 pelo físico e químico inglês Michael Faraday -, as Conferências de Natal organizadas pela Ciência Viva destinam-se a públicos de todas as idades e pretendem debater temas pertinentes da atualidade, contando sempre com um painel de oradores de excelência.
Sob o tema “Somos animais sociais: a biologia do comportamento”, na edição deste ano serão discutidas questões sobre as interações entre o comportamento social e a herança biológica, em contextos de stress ou de crise, como aquele em que atualmente vivemos.
Durante a sessão, vão ser ainda abordadas as seguintes questões: “que efeitos tem o stress no nosso cérebro e no nosso comportamento?”, “será que nos tornamos mais sociáveis, cooperantes ou empáticos em momentos de crise?” e “será que isso acontece nesta época do Natal?”.
Em palco vão estar o médico, psiquiatra e antigo professor do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Júlio Machado Vaz, e o patologista, fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e professor da Faculdade de Medicina da U. Porto (FMUP), Manuel Sobrinho Simões, que serão os oradores da conferência moderada pelos jornalistas Tiago Alves e Miguel Soares.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, também estará presente.
A iniciativa insere-se no podcast semanal “Old Friends” da Antena 1, que promove esta sessão especial ao vivo, com transmissão também assegurada por streaming, através do site da agência Ciência Viva.
Devido ao número limitado de lugares, a participação presencial na conferência está condicionada a uma inscrição prévia, sendo que a transmissão online não carece de qualquer registo.
As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras.

Facebook
Twitter
Instagram