A partir de 1 de dezembro, o Porto liga-se ao Natal. Mais de dois milhões de microlâmpadas LED vão ligar-se diariamente para dar mais cor e luz a 59 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade. Será o Natal mais luminoso de sempre na Invicta.

O Natal vai brilhar nas ruas da Invicta a partir do feriado de 1 de dezembro e até ao Dia de Reis, 6 de janeiro.
O projeto de iluminação integra neste ano 2,3 milhões de microlâmpadas LED incandescentes e 586 peças que vão decorar 59 ruas, praças, jardins e fachadas da cidade. Cerca de 95 por cento das lâmpadas utilizadas são de baixo consumo. Esta solução permite uma poupança de 80 por cento em relação às iluminações tradicionais.
Além de uma mancha de luz mais presente e consistente, haverá igualmente um reforço significativo na ornamentação de várias artérias. Estrelas de vários feitios e pormenores circulares serão as formas mais frequentes. Mas haverá também ruas decoradas com laços, sinos e árvores de grande escala, entre outros elementos decorativos próprios da quadra. O dourado será a mancha predominante, conjugada com detalhes em vermelho, verde e azul.
A definição dos locais a iluminar teve em conta não só os fluxos de público nas áreas mais centrais da cidade, como também as zonas com maior prevalência de comércio tradicional, assim como outros pontos de interesse na cidade durante esta época festiva.
As iluminações de Natal no Porto vão ser inauguradas às 18 horas do dia 1 de dezembro, em simultâneo com a ligação das luzes da Árvore de Natal da cidade, que uma vez mais será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto.
Com 40 metros de altura, 20 de diâmetro e pesando cerca de 12 toneladas, será uma das maiores árvores de Natal do país. As mais de 29 mil lâmpadas que ornamentarão a estrutura e que proporcionarão várias dinâmicas vão acender-se diariamente às 17,30 horas. Aos sábados e domingos à tarde, haverá contos e espetáculos infantis no interior da árvore.

Facebook
Twitter
Instagram