O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa está de visita, esta quinta-feira, dia 1 de novembro, ao Porto Santo, no âmbito da Comemoração dos 600 Anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou no Porto Santo que a descoberta da ilha, há 600 anos, foi um «momento histórico muito importante» e constituiu um ««exemplo notável de se fazer Portugal».«Por isso, o Presidente da República tinha de estar cá, tinha de acompanhar intensamente [as comemorações]», disse Marcelo Rebelo de Sousa à chegada à ilha.
O Presidente da República vincou o trabalho desenvolvido ao longo de 600 anos no arquipélago da Madeira, a começar pelo Porto Santo, e que permitiu construir o que hoje é «uma região autónoma pujante» e também «um exemplo de uma maneira notável de se fazer Portugal».
Marcelo Rebelo de Sousa participa hoje nas comemorações dos 600 anos da descoberta da ilha do Porto Santo, seguindo um programa que começou às 10H30 e se prolonga até depois das 19H00.
«É um momento histórico muito importante para Portugal [a descoberta da ilha], porque é o começo de uma saga, é o começo de um período áureo da nossa história, que começou aqui», afirmou, sublinhando que a celebração honra os porto-santenses, os madeirenses e os portugueses em geral espalhados pelo mundo.
As atividades iniciaram-se com uma missa, que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Piedade e foi presidida pelo Bispo do Funchal, António Carrilho.
Pelas 15H00, vai ser inaugurada a exposição fotográfica, ‘O Porto Santo do Séc. XX, no olhar do Padre Eduardo Pereira’, na Sala de Exposições dos Antigos Paços do Concelho.
O Chefe de Estado e a comitiva visitam a Casa Colombo, seguindo-se um encontro com os agricultores no Campo Experimental de Farrobo.
Seguem para uma visita ao Lar e Centro de Dia de Nossa Senhora da Piedade e, às 18H00, assistem a um concerto pela Banda Municipal do Funchal ‘Os Artistas’, que terá lugar no Centro Cultural e de Congressos Porto Santo.
A visita termina com um espetáculo de fogo de artifício, que irá decorrer às 19H15.

 

Facebook
Twitter
Instagram