O Porto e a Ponte Luís I recebem as filmagens de uma nova produção de Bollywwod, a capital do cinema de origem indiana, durante esta quarta-feira e o feriado de quinta-feira.

Produzido pela empresa All Around the Globe – com sede em Lisboa mas fundada em Mumbai pelo indiano Dhimant Radia, que reside em Portugal há 17 anos – o filme tem o apoio da Câmara do Porto através da Porto Film Comission, cujo objetivo é precisamente o de proporcionar às produtoras de audiovisuais um conjunto de serviços que as motive a filmar na cidade. Nesse sentido, atua como interlocutor e facilitador junto dos vários serviços municipais, garantindo o acompanhamento do licenciamento, a instrução dos pedidos e esclarecimentos, e disponibilização de contactos e ligações com entidades externas ao Município e o apoio logístico às produções de audiovisuais.
O Centro Histórico e Património Mundial, que constituem imagem de marca do Porto, são assim novamente escolhidos como cenário da maior indústria de cinema do mundo, que ultrapassa a dimensão de Hollywood, emprega 2,5 milhões de pessoas e é responsável pela produção anual de quase 3 mil filmes que são vistos por mais de 4 mil milhões de espectadores.
Ainda sem nome conhecido, o novo filme tem envolvido várias equipas técnicas portuguesas e a gravação contempla outras zonas do país, estando a estreia mundial prevista para março de 2019.
Estes dois dias de filmagens no Porto vão, entretanto, implicar alguns condicionamentos do trânsito automóvel na zona envolvente da Ponte Luís I e também a circulação do Metro entre Porto e Gaia, a partir da manhã desta quarta-feira e até à tarde de quinta-feira (feriado).
No caso do Metro do Porto, a Linha Amarela (D) é afetada entre as 10 e as 12 horas de quarta-feira e entre as 6 e as 14 horas de quinta-feira, devendo os passageiros que viajam entre Porto e Gaia fazer transbordo na Estação de São Bento. Isto porque a circulação do Metro no tabuleiro superior da ponte será feita numa única via durante aqueles períodos.
Dado que as filmagens também serão feitas no tabuleiro inferior da Ponte Luís I e nas ruas circundantes, haverá igualmente alguns constrangimentos à circulação automóvel na zona da beira-rio, mas que serão apenas cortes temporários de trânsito entre as 10 e as 12 e entre as 15 e as 16 horas em ambos os dias.
Facebook
Twitter
Instagram