A visita dos Reis dos Belgas ao Porto está a fortalecer uma já profunda ligação histórica, recordada por Rui Moreira e pelo Rei Philippe, mas também a evidenciar uma sedução que reflete o interesse do soberano em ter-se feito acompanhar por uma comitiva de empresários e académicos belgas.

Se o presidente da Câmara evidencia as recentes mudanças na cidade e o que esta tem de melhor, o soberano belga não poupa elogios e declara-se maravilhado com uma cidade que conjuga tradição e modernidade e se apresenta “tão próspera e inspiradora”.

Filipe da Bélgica, agradeceu as boas vindas a Rui Moreira:

“Sr. Presidente

Agradeço sinceramente por me entregar a chave da cidade do Porto. No decorrer da história, essa chave provou ser um verdadeiro passaporte para o sucesso. Desde o antigo assentamento romano de “Portus Cale”, o Porto tornou-se a cidade florescente e dinâmica de hoje. Seu epíteto de “Invicta” – a cidade invicta – fala por si.
Porto consegue brilhantemente combinar o melhor do antigo e do novo, que é ilustrado pelas nossas atividades de hoje. Temos a oportunidade de descobrir a Fundação de Serralves, uma residência da família do século XIX que se transformou num centro de excelência para a arte e o pensamento contemporâneos. Na hora do almoço, no Palácio da Bolsa, conhecemos empresários que representam tradições antigas e sagradas na produção de vinho e agricultura, bem como empresas altamente contemporâneas atuantes em novos setores, como comércio eletrónico, energia renovável e software. E nesta tarde, na UpTec, vimos como uma antiga universidade de cem anos estabeleceu uma base sólida para as maravilhosas maravilhas tecnológicas desenvolvidas hoje.
A nossa visita ao Porto inspira-se no desejo de descobrir como todas estas pessoas – jovens e não tão jovens – trabalham em tradições antigas ou em tecnologias de ponta, alcançaram os resultados que tornam a região Norte num local tão próspero e inspirador. A rainha e eu estamos ansiosos para ouvir suas histórias. Estamos verdadeiramente gratos a você por facilitar estas fascinantes trocas e por nos receber no Porto.

Obrigado”.

Facebook
Twitter
Instagram