O presidente chinês marcou presença na cerimónia oficial. A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau custou mais de 17,4 mil milhões de euros. Ligação entre Zhuhai e Hong Kong passa a ser feita em apenas 30 minutos.

Foi inaugurada oficialmente esta terça-feira a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, a maio travessia marítima mundial. A cerimónia oficial aconteceu na cidade de Zhuhai e contou com a presença de Xi Jinping, o presidente chinês, que fez um discurso para marcar esta data especial. Apesar desta inauguração oficial, a ponte só vai ser aberta ao tráfego regular a partir desta quarta-feira.
A construção da ponte demorou nove anos, após vários atrasos. Algo que também contribuiu para o aumento do custo final da ponte: 20 mil milhões de dólares (mais de 17,4 mil milhões de euros).
A ponte tem uma extensão de 55 quilómetros e faz parte de um plano da China para criar a Greater Bay Area, uma zona que passa a ligar Hong Kong, Macau e outras nove cidades no sul da China. Esta região é habitada atualmente por 68 milhões de pessoas.

Facebook
Twitter
Instagram