Matosinhos e a Senhora da Hora passaram esta segunda-feira a contar com novas lojas Espaço Cidadão, as duas primeiras de uma rede de serviços descentralizados que brevemente vai cobrir todas as freguesias do concelho de Matosinhos.

Refira-se que os novos espaços oferecem a possibilidade de aceder a um vasto conjunto de serviços do Estado, da Saúde às Finanças, passando pelos serviços de Emprego e Formação Profissional, pela Educação ou pela Segurança Social, tudo num único local, mais próximo dos munícipes.
Inaugurados esta segunda-feira de manhã pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, os novos equipamentos funcionam nos edifícios-sede das juntas de freguesia de Matosinhos e da Senhora da Hora, na Rua Augusto Gomes e na Rua do Actor Vasco Santana (junto à estação de metro da Senhora da Hora). Luísa Salgueiro referiu que a abertura destas duas unidades constitui uma forma de “melhorar e facilitar a vida dos munícipes”, poupando-lhes deslocações e burocracia.
Abertos de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, os Espaços Cidadão de Matosinhos e da Senhora da Hora permitem marcar e cancelar consultas médicas, obter diversas certidões, pedir a segunda via de documentos como a Carta de Condução e a renovação do Cartão do Cidadão, contactar os centros de saúde, requerer pensões e subsídios, inscrever-se no centro de emprego, denunciar infrações à legislação laboral ou de consumo, obter cadernetas prediais ou requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitas outras funções.
De acrescentar que a partir da próxima semana irão começar a abrir espaços semelhantes nas restantes oito freguesias do concelho de Matosinhos, estando também previsto o alargamento do leque de serviços até aqui prestado nos Postos de Atendimento ao Cidadão existentes em São Mamede Infesta e em Leça da Palmeira.

Facebook
Twitter
Instagram