Até ao dia 15 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a 10.ª edição das Jornadas da Língua Portuguesa, que decorrerão, em maio do próximo ano, na cidade da Beira em Moçambique. O desafio é lançado a os professores, investigadores, gestores educacionais, especialistas e formadores que investigam e ensinam a língua portuguesa e as literaturas em língua portuguesa.

As Jornadas da Língua Portuguesa são um evento de natureza científica, organizado pela rede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em Moçambique, em parceria com a Universidade Pedagógica e a Universidade Eduardo Mondlane. Desde 2005 que as Jornadas da Língua Portuguesa se têm vindo a afirmar, no panorama académico moçambicano, como um espaço de divulgação do conhecimento produzido nas áreas da linguística, da didática e das literaturas em língua portuguesa.
O objetivo destas jornadas é proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre as relações que se estabelecem entre literatura, leitura e prática docente no processo de ensino e aprendizagem do português e o encontro académico tem como objetivo geral desenvolver uma cultura de investigação em torno do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa, que desenvolva habilidades de leitura e escrita nos estudantes, promovendo o gosto pela leitura e a capacidade de fazer uma leitura crítica de um texto literário.
«Pensar a língua portuguesa e o seu ensino em Moçambique e no mundo, num contexto em que a sala de aula é cada vez mais um espaço multilingue e multicultural povoado por diferentes conhecimentos tecnológicos e onde o papel da literatura e da leitura é frequentemente questionado, constitui o grande desafio proposto aos investigadores que, em maio de 2019, participarão nas Jornadas da Língua Portuguesa», refere o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Assim, e de forma a se aceder aos percursos de construção de conhecimento, desenvolvidos ou em curso, nas áreas assinaladas, professores, investigadores, gestores educacionais, especialistas e formadores que investigam e ensinam a língua portuguesa e as literaturas em língua portuguesa são desafiados a contribuir para esta partilha.
As propostas para apresentação dos resumos das comunicações deverão ser submetidas até 15 de fevereiro de 2019 para o seguinte endereço de correio eletrónico: jlpbeira2019@gmail.com.

 

Facebook
Twitter
Instagram