A economia cabo-verdiana cresceu 6% no segundo trimestre deste ano, impulsionada pelo aumento do consumo final e das despesas de exportação, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE).

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais do INE, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um aumento de 5,9% no volume no segundo trimestre do ano.
“Estes desenvolvimentos resultaram da maior contribuição das despesas de consumo final e exportações. A aceleração do consumo final resulta principalmente de um aumento nos gastos de consumo final da Administração Pública ”, diz o relatório.
Em relação ao primeiro trimestre do ano, o PIB foi 2,4 pontos percentuais maior.
Para o consumo final, os indicadores apontam para uma variação homóloga positiva de 4,2% no segundo trimestre de 2018 (-3,8% no trimestre anterior).
O consumo privado aumentou 0,3%, enquanto o consumo público registou um aumento homólogo de 21,2% (-6,0% no trimestre anterior).
O investimento registou uma variação homóloga positiva de 5% em volume no segundo trimestre de 2018 (variação de 2,3% no trimestre anterior).

Facebook
Twitter
Instagram