No âmbito da exposição “O Circo de Fernand Léger”, o NorteShopping proporciona duas talks que pretendem incentivar a reflexão sobre o mundo da arte circense. A primeira está já agendada para este sábado, dia 29 de setembro.

Com estas conversas, conduzidas por especialistas de diversas áreas ligadas ao tema, o centro comercial pretende “colocar o espetador a interpretar diferentes combinações artísticas. O objetivo principal é refletir e discutir a multiplicidade artística desta forma de arte, criando um diálogo crítico no panorama cultural contemporâneo”, revela nota enviada às redações.
Dia 29 de setembro, o embaixador da exposição Jorge Barreto Xavier, o historiador e crítico de arte Bernardo Pinto de Almeida e o artista plástico David Oliveira “sentam-se à mesa” para conversar sobre a “Influência do Circo nas Artes Visuais”. Com moderação do artista plástico António Gonçalves, os speakers irão debater-se sobre questões como “O Circo e a Pintura são um só?”, “O Circo é inspiração para a Arte?”, “Qual a relação do Circo com a Pintura?” e “O Circo e a Pintura caminham lado a lado?”.
Já dia 13 de outubro é a vez de Teresa Ricou, fundadora da Companhia Chapitô, Paulo Robalo, artista plástico, e Paulo Ribeiro, antigo diretor do Teatro Viriato de Viseu e da Companhia Nacional de Bailado, conversarem sobre a “Performance Circense na atualidade”. Este segundo momento conta com o jornalista Júlio Magalhães como moderador e pretende refletir sobre questões como “O Circo é Arte?”, “Além da tenda, o que é o Circo?”, “Qual a importância do Circo nos dias de hoje?”, e muito mais.
Com entrada livre, estas talks irão decorrer às 17h no Fórum FNAC do NorteShopping e pretendem envolver diversas entidades do mundo artístico do grande Porto, como os principais teatros da cidade, escolas, academias artísticas e ainda universidades.

Facebook
Twitter
Instagram