A Fábrica de Santo Thyrso acolhe o I Congresso Internacional de Artesanato, organizado pelo conceituado e premiado artesão Delfim Manuel e os Amigos da Eira e com a forte parceria institucional da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Esta é uma iniciativa pioneira no nosso país e um evento marcante para a afirmação do artesanato no panorama nacional e internacional, em que estarão artesãos convidados de Espanha, França, Mali e Moçambique.
No dia 4 de outubro, em cooperação com o Serviço de Turismo e o Serviço de Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso, serão dinamizadas oficinas com diversos artífices em diferentes Escolas do concelho de Santo Tirso, destinadas aos alunos do Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Ensino Secundário, promovendo a educação artística, a salvaguarda e a valorização do artesanato e do património nacional, bem como o estabelecimento de diálogos com ofícios tradicionais de outras culturas.
Nos dias 5, 6 e 7, este I Congresso promoverá a realização de mesas redondas sobre temas diversificados como a certificação do artesanato, o património cultural imaterial, o figurado, a azulejaria, os fios, os entrançados, os instrumentos musicais, os brinquedos, o comércio, o colecionismo, o artesanato além-fronteiras e o futuro do artesanato, entre outros, com a presença de artesãos nacionais e internacionais e especialistas neste âmbito. De destacar as presenças entre oradores e moderadores de entidades e personalidades, tais como: Rao Kyao, General Canha da Silva, António Ponte – Diretor Regional da Cultura Norte, Miguel Comporta – Diretor da FIL, Alexandre Nobre Pais – Diretor do Museu Nacional do Azulejo, e Luís Rocha – Diretor da CEARTE, entre outras.
Paralelamente, decorrerá uma feira de artesanato, com gastronomia e animação musical, e serão dinamizadas visitas guiadas a locais emblemáticos, como o Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves e o Mosteiro de Singeverga. Entre 5 e 7 de outubro, cada um dos dias será encerrado com atuações musicais, respetivamente por: As Cantadeiras do Vale do Neiva, Orquestra de Ocarinas de Barcelos e Orquestra ARTAVE + Coro CCM.

 

Facebook
Twitter
Instagram