No próximo outono, mais de 25 cidades italianas vão acolher a LUSO, uma mostra itinerante do novo cinema português que inclui cinco longas-metragens recentes e um conjunto de curtas-metragens premiadas.

A iniciativa arranca a 29 de setembro e promete surpreender os italianos com encontros com realizadores portugueses como Marco Martins (‘São Jorge’) e Pedro Pinho (‘Fábrica de Nada’) e mesas redondas com especialistas italianos e portugueses.
As projeções decorrerão em cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália como o Museu do Cinema de Turim, a Casa del Cinema de Roma e a Cinemateca de Bolonha.
De acordo com a organização, esta mostra vem dar resposta ao crescente interesse do público italiano pela produção cinematográfica nacional, «avivado pelo sucesso de muitas obras portuguesas nos principais festivais de cinema mundiais, como o Festival de Cinema de Veneza».
A primeira etapa da iniciativa terá lugar nos dias 29 e 30 de setembro na Casa del Cinema, em Roma, mas as projeções continuam pelo outono dentro. A organização promete anunciar em breve o calendário completo.

 

Facebook
Twitter
Instagram