Vai arrancar no próximo dia 1 de agosto a primeira edição do Massive Open Online Course (MOOC) da Universidade do Porto em “Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras”, um curso online e gratuito, especialmente destinado a docentes – atuais e futuros – de línguas estrangeiras que pretendam inovar a sua prática pedagógica através da aplicação de novas tecnologias digitais.

Organizado pela Faculdade de Letras (FLUP) com o apoio das Tecnologias Educativas da UPdigital, e disponibilizado na plataforma MiríadaX, este curso tem como objetivo “promover a literacia e a inclusão digitais para o exercício docente através do estímulo e o reforço das competências digitais, visando o desenvolvimento de recursos didáticos e educativos digitais”. Na prática, e ao longo das sete semanas do curso, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, competências, atitudes e estratégias necessárias para se tornarem profissionais mais proficientes no mundo digital.
No final do curso, é suposto que cada formando domine a “criação de conteúdo digital’. Deste modo “visa-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira”, avança a organização.
A lecionação do MOOC estará a cargo de Maria de Fátima Outeirinho e Tamara Aller, professora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos e doutoranda em Estudos em Ciências da Linguagem da FLUP, respetivamente.

Facebook
Twitter
Instagram