Donald Trump diz não fazer sentido que os EUA estejam a gastar dinheiro para defender a Europa da Rússia, quando a Alemanha faz acordos energéticos com Moscovo.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, lançou um ataque público à Alemanha, esta quarta-feira, criticando o facto de o país apoiar um gasoduto no Mar Báltico em acordo com a Rússia.
Num pequeno-almoço com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, antecedendo a cimeira da organização, que acontece hoje em Bruxelas, Trump acusou a Alemanha de estar a ser “totalmente controlada” pela Rússia.
Donald Trump aproveitou para criticar o fracasso do Governo alemão no objetivo de aumentar as despesas com a defesa. O presidente norte-americano defendeu ser “muito inapropriado” que os Estados Unidos paguem pela defesa da Europa contra a Rússia, enquanto o Estado-membro mais rico da União Europeia apoia acordos energéticos com Moscovo.
Donald Trump deve encontrar-se com a chanceler alemã Angela Merkel ainda hoje, durante a cimeira da NATO, e tem encontro marcado com o presidente russo, Vladimir Putin, na próxima segunda-feira, em Helsínquia.

Facebook
Twitter
Instagram