Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o quarto Presidente português eleito em democracia a ser recebido na Casa Branca, em Washington, pelo chefe de Estado dos Estados Unidos da América.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá encontrar-se com Donald Trump em Washington D.C. na quarta-feira, dia 27, primeiro a sós e depois em reunião bilateral alargada.
Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República Portuguesa eleito por sufrágio universal após o 25 de Abril de 1974, foi recebido na Casa Branca por Jimmy Carter, em 1978, e por Ronald Reagan, em 1983.
Mário Soares esteve igualmente com Reagan na Casa Branca, em 1987, onde se reuniu também com George Bush, em 1989 e 1992, e com Bill Clinton, em 1993. Cavaco Silva, por sua vez, foi recebido em Washington por Barack Obama, em 2011.
Dos anteriores presidentes da República eleitos, apenas Jorge Sampaio – que recebeu Bill Clinton em Lisboa quando este estava a terminar o segundo mandato, no ano 2000, e depois teve como homólogo George W. Bush durante o período tenso da guerra do Iraque – não esteve na Casa Branca.

Facebook
Twitter
Instagram