Taur Matan Ruak, o novo primeiro-ministro timorense, apresentou hoje ao Presidente da República a lista com os membros do VIII Governo com os quais deverá tomar posse na sexta-feira, confirmou o próprio.

“Entreguei a lista dos membros do VIII Governo ao senhor Presidente, a quem cabe dar toda a informação. Agora cabe ao senhor Presidente da decisão sobre a tomada de posse”, disse numa curta declaração, depois de uma curta reunião de menos de 30 minutos com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, no Palácio Presidencial, em Díli.
Pouco depois, Francisco Guterres Lu-Olo, convocou ainda para hoje uma conferência de imprensa sobre a formação do VIII Governo.
Lu-Olo já nomeara Taur Matan Ruak, seu antecessor no cargo, como o novo primeiro-ministro de Timor-Leste.
“É nomeado primeiro-ministro o senhor Taur Matan Ruak, com efeitos a partir de 22 de junho de 2018”, refere o curto decreto de três parágrafos de Francisco Guterres Lu-Olo, publicado hoje no Jornal da República.
O elenco do próximo Governo é formado por elementos dos três partidos que integram a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que venceu as legislativas antecipadas com maioria absoluta.
Ainda que a lista dos membros do executivo não tenha sido divulgada, fontes da AMP confirmaram que o número dois do executivo será Xanana Gusmão, líder da coligação e presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT).
O executivo deverá tomar posse na sexta-feira numa cerimónia no Palácio de Lahane, nos arredores da capital timorense.

Facebook
Twitter
Instagram