O Presidente timorense afirmou hoje que vai estudar a lista de membros propostos para o VIII Governo pelo primeiro-ministro nomeado, Taur Matan Ruak, para garantir que o executivo tem elementos com “capacidade e autoridade”.

Estou como Presidente a apreciar a lista que me foi apresentada hoje pelo primeiro-ministro nomeado Taur Matan Ruak e a verificar todo o elenco governamental para garantir a coesão, a dignidade do Estado e, particularmente, do Governo”, disse Francisco Guterres Lu-Olo aos jornalistas.
“Toda a gente quer que o Governo seja um Governo com pessoas com capacidade e que pelo menos tenham alguma autoridade para agir como membros do Governo. Estou atento a isso”, referiu, ao responder a perguntas sobre se vai questionar a inclusão no executivo de elementos que estejam envolvidos em casos com a justiça timorense.
Lu-Olo lembrou que é competência do Presidente nomear os membros do Governo apresentados pelo primeiro-ministro e, como tal, tem a “prorrogativa de dizer uma palavra sobre essas pessoas que vão fazer parte” da equipa governativa.
“O PR não tem motivos pessoais nesta questão sobre ‘A’ ou ‘B’. O Presidente quer garantir a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições públicas”, sublinhou.
Francisco Guterres Lu-Olo falava aos jornalistas no Palácio Presidencial horas depois de nomear, formalmente, o antecessor no cargo, Taur Matan Ruak, como o próximo primeiro-ministro, que toma pose com o resto do executivo na sexta-feira.

Facebook
Twitter
Instagram