Cultura com vice-reitoria própria, Promoção da Língua Portuguesa como pelouro, uma mulher na liderança do Desporto. A Equipa Reitoral de António Sousa Pereira e a sua orgânica foram divulgadas esta segunda-feira. Mas pode ainda não estar fechada.

António Sousa Pereira toma posse a 27 de junho e com ele entra em funções um novo “governo” na Universidade do Porto. Usando para efeitos de explicação o jargão político, o Reitor eleito corresponderá a um chefe de Governo, os vice-reitores a ministros e os pró-reitores a secretários de estado.
Os primeiros nomes da Equipa Reitoral de António Sousa Pereira já eram conhecidos. Faltava saber a distribuição de “pastas”. Esta segunda-feira, o portal de notícias da UP avançou-a e há algumas novidades.
Da equipa atual, liderada por Sebastião Feyo de Azevedo, não transita qualquer elemento, mas António Sousa Pereira foi buscar dois vice-reitores da época de José Marques dos Santos, que precedeu Feyo de Azevedo no cargo.
São eles António Silva Cardoso, que volta para a pasta do Património Edificado (e que além de ter feito parte da equipa de Marques dos Santos, passou também pela do reitor Novais Barbosa) e Maria de Lurdes Correia Fernandes que agora, além da Organização Académica, passa a ter também na sua alçada as Relações Internacionais. Uma espécie de “super-ministério”.
Uma das novidades da orgânica, é a criação de uma vice-reitoria exclusivamente dedicada à Cultura. Ficará nas mãos de Fátima Vieira professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) na área dos Estudos sobre a Utopia, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Tradução e coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies.
Também o Empreendedorismo e a Valorização do Conhecimento “sobem” à categoria de vice-reitoria, tendo neste caso como responsável Hélder Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Economia do Porto (FEP), diretor da Licenciatura em Economia daquela instituição, com trabalho de investigação nas áreas da Organização Industrial e das Políticas da Concorrência.
A “pasta” de João Veloso, coordenador científico do Centro de Linguística da Universidade do Porto, também tem uma novidade. Além da Inovação Pedagógica, o docente da FLUP terá a seu cargo a “Promoção da Língua Portuguesa no Mundo”.
Por fim, esta será também a primeira vez, pelo menos em muitos anos, que a pró-reitoria do Desporto é liderada por uma mulher. Será Joana Carvalho, professora da FADEUP e diretora do Mestrado em Atividade Física para a Terceira Idade daquela instituição.

Facebook
Twitter
Instagram