A FEUP vai receber a 11ª edição do Congresso em Engenharia de Serviços e Gestão (CESG) no dia 17 de abril. O evento é promovido por estudantes de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP. A realidade aumentada, a Cloud e o Blockchain são temas em destaque.

E se lhe disséssemos que vai poder comprar e experimentar roupa sem ter de sair de casa através da tecnologia? Esta é uma das inovações que vão ser discutidas na 11ª edição do Congresso em Engenharia de Serviços e Gestão (CESG).
O evento vai realizar-se na próxima terça-feira, dia 17 de abril, às 09h30, no anfiteatro B032 da FEUP. O congresso é promovido por estudantes de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e foca-se no futuro dos serviços e nas novas práticas do setor.
Nesta edição o tema é “Future Shaping Services” (Serviços que Moldam o Futuro) e vai contar com a colaboração de profissionais conceituados na área dos serviços que vão debater o impacto das tecnologias no mundo empresarial. Para já, há 120 pessoas inscritas.
Segundo Maria Ferreira, responsável da organização, o futuro vai passar essencialmente por “introduzir o consumidor na experiência virtual”. Um bom exemplo disso é a realidade aumentada. Esta funcionalidade permite ao cliente tocar no ecrã e ver, por exemplo, uma peça de roupa em 360 graus, assim como as respetivas cores. Para além disso, pode ainda observar virtualmente a peça no próprio corpo, sem ter de a experimentar fisicamente.
Blockchain é desconhecido para muitos, mas para algumas empresas já se tornou uma prática comum. O Blockchain está relacionado com as bitcoins, ou seja, a moeda virtual. Muitas empresas, neste momento, já aceitam o pagamento de serviços através de bitcoins, mas isso vai passar a ser uma realidade comum? Nesta edição do CESG vai ser discutido até que ponto as entidades financeiras vão ter de se modificar para poder começar a utilizar esta nova forma de pagamento do futuro.

Facebook
Twitter
Instagram