Por dia, concentram-se em Lisboa 300 turistas por cada quilómetro quadrado. No caso do Porto são 228 e em Albufeira são 158. Isto significa que, por exemplo, pelas ruas da Porto circulam cerca de 9 mil visitantes por dia, que acabam por se concentrar numa zona de dois ou três quilómetros.

Em Lisboa, o número de turistas é nove vezes superior ao número de moradores. No Porto é quase oito vezes superior. Os números só ganham uma real proporção se comparados com outras cidades europeias. Em Praga e em Barcelona, o número anual de visitantes é cinco vezes superior ao número de habitantes. Em Londres, quatro vezes mais.
O estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo olha também para o outro lado da moeda e mostra que o aumento do turismo cria emprego e pode atrair população.
O relatório dá o exemplo de cidades como Londres e Amesterdão que souberam fazer uma gestão sustentável do crescimento turístico e, por isso, observaram crescimento populacionais.
O estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo é apresentado esta quarta-feira num Fórum Mundial em Gaia.

 

Facebook
Twitter
Instagram