No fim de semana de 21 e 22 de abril, a Fundação de Serralves volta a lançar o convite para uma “inventariação biológica relâmpago” da flora e fauna do parque. Com entrada gratuita, a quinta edição do Bioblitz, que conta com o apoio da Lipor e da Câmara do Porto, pretende envolver a comunidade na preservação da biodiversidade e sensibilizar para a importância da conservação da natureza.
A iniciativa representa um ” intenso esforço de concentrar muitas pessoas – especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum em descobrir a biodiversidade de um determinado local”, conforme anuncia a página da instituição.
Nas “explorações” há carvalhos e pilriteiros, melros, gaios e carriças, sapos-parteiros ou salamandras-de-pintas-amarelas, entre musgos e líquenes, que aguardam pela descoberta e identificação.
Estão agendadas oficinas científicas e pedagógicas, saídas de campo com Investigadores do CIBIO-InBIO, jogos temáticos CIBIO-InBIO, workshops e o espetáculo “Água”, da responsabilidade da Circolando – Cooperativa Cultural.
O fim de semana é precedido pela habitual semana reservada ao público escolar (de 16 a 20 de abril), convidando alunos e professores a participar em diversas oficinas científicas e pedagógicas, que enquadram e exploram a 10 temáticas selecionadas: Árvores e arbustos; Anfíbios; Morcegos; Micromamíferos; Líquenes; Briófitas; Aves; Répteis; Insetos; Cogumelos.
Estão também programadas saídas de campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO e diversos jogos.
Facebook
Twitter
Instagram