A edição de 2018 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março e o Município de Baião voltou a estar presente.

O certame, que é um dos maiores do país, com mais de 1000 expositores e 100 mil visitantes, recebeu uma mostra do que Baião tem de melhor ao nível do património, da cultura e do turismo com o objetivo de dar a conhecer os principais atrativos do concelho a milhares de visitantes e de profissionais do setor.
A promoção de Baião, que decorreu no espaço da CIM do Tâmega e Sousa e no espaço da Turismo do Porto e Norte, teve grande destaque no dia 2 de março. Foram realizadas diversas atividades de animação e programas onde os visitantes puderam degustar o melhor fumeiro que se faz em Baião, o biscoito da Teixeira e o vinho verde de excelência.
As degustações contemplaram o famoso salpicão ou chouriço produzidos em Baião, acompanhado de broa de milho de mistura, biscoito da Teixeira e vinho verde de casta avesso.
Já no final da tarde o Chef António José Queiróz Pinto realizou um showcooking onde cozinhou in loco o pastelão tradicional de ovos e salpicão e grelhou alguns enchidos com destaque para a alheira e para a carne de vinha d’alho. Tudo acompanhado, novamente, com vinho verde de casta avesso da sub-região de Baião.
À promoção dos produtos juntaram-se diversos momentos de animação, com vista à promoção da Feira do Fumeiro, Cozido à Portuguesa e Vinhos de Baião que se realiza já este fim de semana, a 9, 10 e 11 de março, na Feira do Tijelinho em Baião, protagonizados pelo grupo teatral “Viajantes no Tempo”.
Foi feita, ainda, uma promoção junto de vários operadores turísticos, tendo a comitiva de Baião, representada por Anabela Cardoso, vereadora do pelouro da Cultura e Património Cultural, e do Turismo, da Câmara Municipal de Baião, visitado os vários stands dessas entidades, convidando-os a conhecer o concelho e entregando-lhes um saco com algumas ofertas de Baião. Em paralelo, Ana Mendes Godinho, secretária de estado do Turismo, também visitou o stand da CIM do Tâmega e Sousa onde Baião estava integrado.
Anabela Cardoso dá conta dos benefícios deste género de promoções e do impacto que têm ao nível turístico no concelho, salientado que “os efeitos são muito positivos, já que permitem dar a conhecer a oferta do concelho, sobretudo ao nível dos produtos, que são sempre muito apreciados por todos aqueles que têm oportunidade de os provar”.
Mas nem só os produtos são promovidos. Todo o território também. “É de referir que durante todo o período em que decorre a BTL existe uma promoção constante do município, uma vez que os nossos vídeos promocionais são exibidos regularmente nos espaços da CIM e da Porto e Norte, para além da distribuição de folhetos promocionais”, dá conta Anabela Cardoso.
A datas da BTL 2018 também foram uma boa oportunidade para se reforçar a promoção da 13ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à portuguesa e dos Vinhos de Baião que acontece já este fim de semana. Além dos animadores, todos os restantes elementos da comitiva se empenharam no reforço à promoção do certame.

Facebook
Twitter
Instagram