As obras de conservação e restauro do retábulo de S. Lázaro, na Capela de S. Lázaro, situada na margem esquerda do Tâmega, em S. Nicolau, Marco de Canaveses, vão ter inicio, depois de aprovada a verba, que resulta de uma candidatura aprovada, num investimento previsto para esta fase de 14.637,00 Euros, resultante da candidatura no âmbito do Programa NORTE 2020, correspondendo à Resolução 04-2114-FEDER-000025, projeto apresentado pela Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo NORTE 2020.

A obra vai intervir no “Património Integrado” da capela, composta, com nave única retangular precedida por alpendre quadrangular. Possui coberturas escalonadas em telhado de duas águas e três no alpendre. A fachada principal encontra-se virada para Sul com o alpendre assente em seis colunas apoiadas em murete. A nave termina em empena. A fachada lateral possui janela retangular próxima do telhado.
A degradação de elementos do Património Integrado, estavam há muito identificados, nomeadamente no que diz respeito à Talha e aos Acessórios de Retábulo, sobretudo nos elementos entalhados e na pintura de cavalete, considerados como elementos com necessidade de intervenção prioritária.
A Capela de São Lázaro está classificada como imóvel de Interesse Público, através do Decreto n.º 516/71 DG, 1.ª Série, n.º 274, de 22 de Novembro, como parte integrante do conjunto formado pelas Igrejas de Santa Maria de Sobretâmega e de São Nicolau.
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses congratulou-se com a informação recebida para a realização das obras de restauro do retábulo da Capela de São Lázaro, desejando que a obra se inicie o mais rapidamente possível, pelos riscos de degradação, aproveitando para lembrar que o Património Cultural Religioso e Monástico assume particular relevância no concelho, não apenas pela antiguidade, destacando-se pela excecionalidade da arquitetura e da arte integrada, como testemunho de outras épocas e de outras mentalidades e porque se configuram como locais de enorme potencial para o conhecimento da ciência e da cultura, no caso específico de São Nicolau, com uma especial ligação com a própria fundação da nacionalidade.

Facebook
Twitter
Instagram