O Banco Local de Voluntariado de Vila do Conde (BLVVC), enquadrado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, promoveu no passado sábado, no Centro Municipal de Juventude, uma ação de formação para voluntários, subordinada ao tema “Voluntário Hoje – perfil e competências”.

Esta formação, que vai já na sua 101ª edição, destinou-se aos voluntários inscritos no Banco Local e teve como objetivo contribuir para o desempenho qualificado da prática de voluntariado, promovendo competências básicas.
Com a participação do Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado, contando com a presença Dr. a Maria Elisa Borges como formadora, foram abordados temas que abrangeram os conceitos e enquadramento jurídico do voluntariado, as competências sociais e pessoais para o seu exercício e visualizados pequenos filmes sobre boas práticas.
O Banco Local de Voluntariado, implementado pela Autarquia em 2009, é um espaço de encontro entre pessoas interessadas em desenvolver voluntariado e as organizações e as entidades promotoras de voluntariado, visando incentivar e promover o trabalho voluntário no concelho.
É de referir que o Banco Local já realizou ações de sensibilização e informação, dirigidas a instituições do concelho (IPSS’s, associações, Agrupamentos Escolares, Juntas de Freguesia, entre outras), denominadas “Voluntariado – a sua importância nas instituições”. Estas iniciativas tiveram como propósito sensibilizar as instituições públicas e privadas para o enquadramento de voluntários como contributos na dinâmica, cooperação e vitalidade das organizações, assim como para uma participação ativa de cidadania com vista a uma sociedade mais solidária e fraterna.

Facebook
Twitter
Instagram