Com o objetivo de promoverem “educação para a saúde”, os alunos da Escola Básica nº 1 de Lordelo, da Escola Básica nº 2, de Lordelo, do Jardim de Infância Carreiras Verdes, de Louredo e do Colégio Casa-Mãe, de Baltar participam no projeto nacional “Heróis da Fruta”.

Estas escolas paredenses envolveram-se na conceção do “Hino dos Heróis da Fruta” para espalhar magia, saúde e solidariedade pelo país. O desafio “Hino dos Heróis da Fruta” é uma saudável e divertida competição nacional, que utiliza a música para levar as lições do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” até casa.
Trata-se da maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal, que nas últimas edições aumentou o consumo de fruta das crianças que nela participaram, em mais de 42 por cento.
O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. Refira-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia.
Note-se que as escolas vencedoras recebem a visita dos “Heróis da Fruta”, que inclui uma peça de teatro interativa com as mascotes do projeto, para comemorar a importância destes alimentos para a saúde das crianças, entre muitas outras surpresas.
Assim, as crianças partilham o que aprenderam sobre a importância da alimentação e dos bons hábitos diários para a manutenção da saúde, convidando os adultos a ver, ouvir, partilhar e votar no “Hino dos Heróis da Fruta” da sua turma ou escola.
Serão finalistas os 60 mais votados e os 20 mais partilhados até 15 de março de 2018.
Nesta etapa serão apurados 80 «Hinos dos Heróis da Fruta» finalistas de todo o país: 4 de cada distrito ou região autónoma, sendo constituídos pelos 3 hinos mais votados e ainda pelo hino mais partilhado na internet, através do botão “partilhar” disponível na página.
Recorde-se que a votação não é obrigatória, nem determinante para a seleção dos “Hinos dos Heróis da Fruta” vencedores. Estes serão escolhidos apenas pelo Júri com base em critérios de criatividade e originalidade: três são escolhidos entre os 80 hinos finalistas e o outro vencedor é escolhido entre os restantes que não são finalistas.

Facebook
Twitter
Instagram