Matosinhos aposta nas exportações de empresas do concelho para aqueles mercados. Amanhã, dia 22 de fevereiro pelas 12h30 no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões

Diplomatas de nove países da América do Sul participam amanhã num almoço de networking promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos com o objetivo de estimular as exportações de empresas do concelho para aqueles mercados. O encontro contará também com a participação meia centena de empresas e instituições do concelho, cujos produtos e serviços se adequam às principais necessidades de importação daqueles países.
A iniciativa, que decorrerá no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões (entrada pela portaria da Rua do Godinho, junto ao Senhor do Padrão), reunirá doze embaixadores e cônsules do Panamá, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, República Dominicana, Argentina, Brasil e Cuba, representando um mercado potencial de quase 400 milhões de pessoas. A Câmara Municipal de Matosinhos espera que a seleção criteriosa das empresas presentes possa alavancar um incremento real das relações comerciais com aqueles países.
Matosinhos, refira-se, é um dos principais concelhos exportadores da região, tendo, em 2017, sido responsável por vendas ao exterior no valor de perto de 900 milhões de euros. Face ao ano anterior, o volume de exportações das empresas com sede em Matosinhos aumentou quase 150 milhões de euros. Matosinhos foi, aliás, o segundo município com maior evolução no valor das exportações, em euros, entre 2016 e 2017, da AMP. Cresceu 19% enquanto a AMP e o Norte cresceram 8%.
Sublinhe-se ainda que as empresas presentes neste almoço foram responsáveis, em 2015, por 386.810.052 € das exportações realizadas em Matosinhos.
Após o almoço, os diplomatas presentes visitarão ainda algumas das mais pretigiadas empresas e instituições sediadas no concelho, nomeadamente a Fábrica de Conservas Pinhais, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA, que na semana passada acolheu um conselho de ministros especial dedicado à inovação e ao conhecimento) e a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura.

Facebook
Twitter
Instagram