No dia 20 de fevereiro, entre as 09h30 e as 11h30, na EB1/JI Currais decorre a iniciativa “Maia, amiga da dávida de sangue”.

“Maia, amiga da dádiva de sangue” consiste num projeto de Saúde e Cidadania, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Escolar 2017_18 que a CMMaia, em parceria com o Instituto Português do sangue e da Transplantação disponibiliza às Escolas do concelho da Maia. Com este projeto pretendemos entre outras mensagens, motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas, responsáveis e de compromisso perante a saúde e solidariedade.
Assim, a sensibilização para a dádiva de sangue junto das crianças e suas famílias é um objetivo considerado prioritário ao nível da intervenção na área da Saúde Escolar.

Este projeto tem dois objetivos principais:
1. Dar a conhecer e sensibilizar os jovens, a comunidade escolar e famílias, para a importância da dádiva de sangue;
2. Motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas responsáveis e de compromisso perante a saúde e solidariedade onde as crianças poderão ser jovens dadores indiretos. Sublinho que as crianças são dadores indiretos de sangue porque ao evitar o acidente evitam gastar as reservas de sangue dos hospitais e desta forma contribuem para que não haja gastos desnecessários.
Foram já cerca de 300 alunos que, no presente ano letivo, contaram com a visita de uma técnica do Instituto Português do Sangue e da Transplantação nas suas salas de aula, onde decorreram ações de sensibilização nesta temática.
No dia 20 de fevereiro, entre as 9h30 e as 11h30 será a vez da EB1/JI Currais acolher este projeto num dia especial que contará com a presença do embaixador do Programa Municipal de Saúde Escolar, o Futebol Clube do Porto.

Facebook
Twitter
Instagram