A regeneração da zona de Santa Clara é o objetivo do concurso de fotografia promovido pela Porto Vivo, SRU e a empresa municipal PortoLazer, no âmbito do projeto “2nd Chance – Waking Up the Sleeping Giant”, uma iniciativa no programa comunitário URBACT. As candidaturas estão abertas até dia 3 de março.
Conforme o Porto. já noticiou, “Re.Ver Santa Clara” é um concurso de fotografia de rua que convida a redescobrir esta zona antiga do Porto. O desafio enquadra-se no Plano de Ação para Santa Clara, definido como um território preferencial e prioritário para a continuação da reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto.
A fotografia torna-se, neste processo de reativação de Santa Clara, num primeiro reconhecimento – e numa redescoberta – de uma área relevante na freguesia da Sé, localizada junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I.
Embora pouco acessível e algo degradada, a zona está atualmente identificada como “um terreno de grande visibilidade, com potencialidades próprias e um rácio investimento público/investimento privado muito favorável”. O plano de ação, multidisciplinar, passa por dinamizar e reabilitar este espaço, ajudando a manter os atuais habitantes e atraindo, simultaneamente, novos residentes, novos visitantes e novas atividades.
O concurso de fotografia é aberto à comunidade artística e aos cidadãos em geral. Cada participante pode apresentar até três fotografias em formato digital. Os trabalhos, que devem ser completamente originais e inéditos, devem ser enviados para fotosantaclara@portolazer.pt.
Os trabalhos selecionados farão parte de uma exposição. A melhor fotografia será distinguida com um prémio no valor de 750 euros.
Facebook
Twitter
Instagram