Entre 14 e 18 de março de 2018, Santa Maria da Feira – V Capital da Cultura do Eixo Atlântico promove a primeira edição do EIXOS – Ciclo de Teatro de Marionetas de Portugal e Galiza, que terá como palco o Cineteatro António Lamoso.Este será o primeiro de uma série de encontros transfronteiriços a realizar em Santa Maria da Feira para aproximar as tradições desta vertente tão singular do teatro nos dois territórios, e promovê-las junto de diferentes públicos.

Ao longo de 5 dias, 4 companhias de teatro de marionetas de Portugal e da Galiza – Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira), S.A. Marionetas (Alcobaça), Títeres Alakrán (Santiago de Compostela) e Teatro Cachiruto (Santiago de Compostela) – apresentam espetáculos, promovem experiências em palco e dinamizam workshops para escolas e famílias. Do programa faz ainda parte uma tertúlia para partilha de testemunhos e cruzamento de histórias entre marionetistas e público, a exposição “Marionetas no Mundo”, com exemplares de marionetas de Portugal, Ucrânia, Brasil e Inglaterra, e a projeção do documentário “Teatro Dom Roberto – Alguns Testemunhos”, do realizador Edgar Medina. Todos os espetáculos e atividades são de acesso gratuito.
O programa inicia a 14 de março (quarta-feira), às 21h30, com a abertura da exposição “Marionetas do Mundo” e projeção do documentário “Teatro Dom Roberto”. Às 22h00, realiza-se a primeira experiência em palco para o público em geral: “Objectosfera” – Teatro de Objetos, pelas Marionetas da Feira (máximo 150 pessoas, mediante inscrição prévia).
No dia 15 de março (quinta-feira), às 10h00, realiza-se a primeira sessão para escolas, também ela uma experiência no palco do Cineteatro António Lamoso, com o espetáculo “O Castelo Assombrado + O Zé do Telhado” – Teatro Dom Roberto, pelas Marionetas da Feira, que integra uma visita guiada à exposição “Marionetas do Mundo” (máximo 150 alunos).
Esta experiência no palco para escolas repete no dia 16 de março (sexta-feira), às 10h00. A programação noturna inicia às 21h30 com a visita guiada à exposição, seguida do espetáculo “O Castelo Assombrado + O Zé do Telhado”, às 22h00, no foyer do Cineteatro António Lamoso, dirigida ao público em geral (máximo 150 pessoas, mediante inscrição prévia). Depois do espetáculo, às 22h30, sete marionetistas de Portugal e Galiza juntam-se numa conversa informal, partilhando com o público testemunhos e cruzamentos de histórias acerca desta vertente do teatro nos dois territórios.

Facebook
Twitter
Instagram