Ayr Credit é uma carteira virtual que é em breve servirá para pagar coisas tão simples como um café com as emissões de CO2 que poupou.

Ayr Credit é uma carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas. A solução, desenvolvida pelo CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) com o recurso à tecnologia blockchain, permite a validação das transações efetuadas.

Para já esta solução é apenas um protótipo, mas em breve será possível comprar um café com emissões de CO2 poupadas em atividades do dia a dia. Aliás, foi isso mesmo que fez hoje Luísa Salgueiro ao convidar o Primeiro-ministro para um café antes da reunião do Conselho de Ministros, que decorre hoje em Matosinhos, precisamente no CEIIA.
Para o efeito, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos utilizou a aplicação AYR Credit no seu telemóvel. Aí verificou os créditos a que tem direito pela poupança de emissões poluentes que acumulou nas deslocações que efetuou no carro elétrico que utiliza diariamente. Através da leitura de um QrCode, a edil “descontou” os créditos que detinha na aquisição de um café, que fez questão de oferecer a António Costa.
O Primeiro-ministro participa hoje numa reunião do Conselho de Ministros, dedicada à apresentação do Roteiro do Conhecimento e Inovação.
Marcaram também presença a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, os vereadores Fernando Rocha, Ângela Miranda, Correia Pinto e José Pedro Rodrigues, e a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
A solução AYR Credit hoje testada integra o projeto Living Lab, desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CEIIA. Consiste na criação de um bairro inteligente, de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado, onde vão ser testadas, demonstradas e postas em prática, em contexto real, soluções tecnológicas, organizacionais e sociais integradas e orientadas para a descarbonização da cidade. O projeto terá impacte em áreas como a mobilidade, a energia, o ambiente, o urbanismo e a conectividade.

Facebook
Twitter
Instagram