A festa do cinema está de volta a 20 de fevereiro para celebrar 38 anos. Sob o tema “Grande Cinema do Mundo”, vai debater a ética, homenagear Lauro António e trazer ao Rivoli uma seleção de quase 120 filmes de mais de 60 países, numa adesão que é vista como reforço do prestígio mundial que o Fantas tem vindo a conquistar. 
O aumento do número de inscrições para 609 e dos países representados para 60 evidencia “um crescimento brutal” do reconhecimento internacional do Fantasporto, segundo afirmou hoje Mário Dorminsky, na conferência de imprensa de apresentação do evento.
O cofundador do festival, juntamente com Beatriz Pacheco Pereira, acrescentou como provas da importância crescente do Fantas a inclusão nas listas de revistas que são referência mundial na área do cinema. É o caso da “Variety” (que põe o festival português entre os 25 maiores do mundo), da “Moviemaker” (que o posiciona entre os 50 maiores) e de outras que o apontam como um dos 10 mais importantes e imperdíveis de cinema independente ou um dos dois melhores do mundo na vertente do fantástico.
Lamentando não encontrar em Portugal correspondência para esse reconhecimento que o Fantas tem no estrangeiro, Dorminsky apontou que a 38.ª edição do festival tem “o orçamento mais baixo de sempre”, mas disse apenas ser inferior a 100 mil euros. Recusou entrar em detalhes por uma questão de “dignidade” e de imagem relacionada com as negociações internacionais, exemplificando que o festival espanhol de San Sebastian recebe 1,1 milhões de euros só em apoio estatal.
Não obstante, “vamos continuar a pregar sustos e a causar pesadelos”, garantiu o diretor, aludindo à génese do festival conotado com o fantástico e o terror. Nesse sentido, Beatriz Pacheco Pereira prometeu que a edição comemorativa dos 38 anos do Fantasporto – apoiada pela Câmara do Porto, segundo decisão unânime tomada ontem mesmo pelo Executivo municipal, além do Instituto do Cinema e do Audiovisual – aposta em “fazer viver o cinema” a quantos passarem pelo Rivoli entre 20 de fevereiro e 4 de março.
Facebook
Twitter
Instagram